Emissão de Nota Fiscal de Produto Eletrônica (NF-e)

Com o IntegraNF-eo cliente emitirá as Notas Fiscais de Produtos rapidamente e de maneira muito simples.


Emitindo a Nota Fiscal de Produto Eletrônica

Atenção: Antes de iniciarmos o passo a passo, é necessário que as informações de “Empresas”, “Clientes” e “Produtos” estejam cadastradas corretamente no sistema para evitar que ocorram erros para emitir a nota fiscal.

      1. Acesse o IntegraNF-e > clique em "Produto" (localizado no menu do lado esquerdo da tela).

      2. Clique em “+ Emitir”.

      3. Informe a “Emitente”, “Destinatário” e a “Natureza da Operação”.


      4. O campo “Nota Fiscal Referenciada” irá mostrar algumas informações já preenchidas, como: “Natureza da Operação”, “Série do Documento”, “Número do Documento”, “Tipo de Operação”, “Destino da Operação” e “Finalidade”. Você poderá alterar as informações de qualquer campo, caso seja necessário. 

      5. Clicando na aba “Identificação da Nota Fiscal Eletrônica”, você irá visualizar outros campos, como: “Código UF”, “Modelo de Documento Fiscal”, “Código do Município”, “Impressão da DANFE”, “Tipo de Emissão”, “Tipo de Ambiente”, “Operação do Consumidor” e “Comprador”. Você poderá alterar as informações, caso seja necessário. 


      6. No campo produtos, clique em “Itens da Nota” e informe o produto que será adicionado na nota fiscal (o sistema só irá buscar os produtos que já estiverem cadastrados). Após ter informado o produto, clique no “+”


      7. O sistema irá mostrar a “Descrição”, “Valor Unitário Comercial”, “Quantidade” e “Valor Total”. Para obter mais informações referentes a valores e tributações desse produto, clique no botão “Detalhes”. É importante verificar se os dados que aparecem na aba “Geral”, “ICMS, “PIS” e “COFINS” estão corretos, caso algum dado esteja incorreto, você deverá alterá-lo.


      8. Se você necessitar adicionar informações complementares, clique na aba “Dados Adicionais” e preencha o campo “Informações Complementares”

      9. Se houver dados de interesse ao fisco, você deverá preencher essas informações no campo “Reservado ao Fisco”.   

   

      10. Para adicionar mais produtos, clique em “Itens da Nota” e repita os passos 6 e 7.  

 

      11No campo transporte, selecione o tipo de “Frete”

      12. Se houver frete, será necessário informar a "Trasportadora". Para isso, clique no campo "Transportadora" e informe uma transportadora que deverá já estar cadastrada no sistema.

      13. Após ter inserido a transportadora, você poderá adicionar informações referente ao "Veículo", "Reboque", "ICMS" e "Volume"

      14. Clicando na aba "Veículo", é possível adicionar informações, como: "Identificação do Vagão", "Identificação da Balsa" e selecionar um "Veículo".

      

      15. Você também poderá adicionar o reboque. Para isso, clique no campo "Reboque", selecione um reboque e clique no "+" para informar a "Placa", "UF" e o "Registro Nacional de Transportador de Carga"

      

      16. Clicando na aba "ICMS", você poderá adicionar informações, como: "Valor do Serviço", "Base de Cálculo Retido", "Alíquota Retida", "Valor Retido" e "CFOP".  

     

      17. Você também poderá adicionar informações referente ao volume. Para isso, clique na aba "Volume" e no botão "+ Adicionar Volume". Será possível informar a "Quantidade", "Espécie", "Marca", "Numeração", "Peso Líquido" e "Peso Bruto". Você também poderá informar o número do lacre clicando no botão "+ Adicionar Lacre"

     

      18. Em total, você terá um resumo do “Valor Total da NF-e”.

      19. Selecione a “Forma de Pagamento”, o “Meio de Pagamento” e o “Valor de Pagamento”. Se o valor for superior ao valor total da NF-e, o sistema irá mostrar no campo “Troco” a quantia que deverá ser devolvida.

 

      20. Se houver outra forma de pagamento, clique em “+ Adicionar Forma de Pagamento” e informe a “Forma de Pagamento”, o “Meio de Pagamento” e o “Valor de Pagamento”.

     

      21. Clicando na aba “ICMS”, será possível verificar alguns valores e tributos. Você também poderá alterar alguns dados, caso seja necessário.


      22. Para verificar as informações referente a retenção de tributos, basta clicar na aba “Retenção de Tributos”.

      

      23. Por fim, clique em “Emitir”.



Cancelando a Nota Fiscal de Produto

      1. Acesse o IntegraNF-e > clique em "Produto" (localizado no menu do lado esquerdo da tela).

      2. Escolha a nota que você deseja cancelar e clique em "Opções" (botão com o ícone da engrenagem). 

      3. Selecione "Cancelar".

      4. Informe o motivo e confirme o cancelamento clicando no "Sim".




Este artigo foi útil?  
Agradecemos sua avaliação.